Para limpar o exaustor, os bicos e as grelhas do fogão, começo na noite anterior. Pego neles e levo-os para a banheira. Ponho uma toalha velha por baixo para não riscar a banheira e encho-a de água bem quente até tapar as placas do exaustor, os bicos e as grelhas. Depois deito detergente da louça (eu uso fairy). Deixo ficar de molho até à manhã seguinte. Nessa manhã (sexta) despejo a banheira. Numa taçinha de plástico, deito bicarbonato de sódio e vinagre de limpeza, até formar uma pasta.
Com uma escovinha pequena, esfrego as grades. Depois é só passar por água. Os bicos, esfrego-os também com esta mistura mas uso o esfregão de arame. Deixem secar bem. Com as placas do exaustor, volto a deitar um pouco de fairy e esfrego com a escovinha. Deixo secar bem antes de os voltar a colocar.
Para limpar o exaustor, uso o cif desengordurante num pano de microfibra húmido, e depois limpo com um pano seco para não ficar manchado.
No forno, tiram-se todas as grades e tabuleiros. Usa-se a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre, espalha-se pelo forno e deixa-se atuar por cerca de 30 minutos. Depois, é só passar um pano húmido para tirar os resíduos.O vidro limpo com um limpa vidros. Os botões do fogão limpo-os só com um pano húmido, mas se estiverem muito sujos, limpo-os com cif desengordurante.
A lâmpada da minha cozinha é fluorescente, por isso tiro apenas a parte plástica e lavo-a com detergente e seco-a bem com um pano.
Limpo também a minha porta. A minha é de madeira, por isso uso o spray para madeiras. Tenho ainda outra porta de esmalte com vidro, que dá para a minha garagem, e limpo-a com um pano húmido e os vidros com limpa-vidros.
O caixote do lixo levo-o para o quintal e lavo-o com detergente da louça e um esfregão de arame que tenho só para o limpar e que até tenho guardado no quintal. Depois deito-lhe um pouco de lixívia só para o desinfetar. Deixo-o secar e depois levo-o para dentro da cozinha.
Para limpar a janela, primeiro aspiro-a e depois com um pano de microfibra limpo-a com um limpa-vidros ou vinagre de limpeza.
Para lavar o chão, primeiro varro ou aspiro, e depois no balde da esfregona, deito o Ajax. Pego numa escova grossa e vou lavando o chão. Não gosto de lavar o chão com a vassoura. Não me dá jeito, então ponho-me de joelhos mas não diretamente no chão. Tenho um tapete esponjoso que comprei no AKI, e também já vi uns no continente, a 1,50 na parte da jardinagem. Esfrego bem o mosaico. De seguida, deito essa água fora, ponho uma limpa e passo a esfregona.
E já temos a cozinha toda limpinha.
Foi um dia mais cansativo mas vale a pena. Se não tiverem as coisas muito sujas, como o fogão ou o forno, que dão mais trabalho, a limpeza é rápida e fácil. O importante é não deixarmos acumular gordura.
Se usarmos o fogão e só o limparmos no dia seguinte a gordura vai ficar incrustada e vai ser mais difícil limpar por isso devemos ter sempre o hábito de limpar o fogão assim que o sujemos.
Bom fim de semana, até segunda!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixem aqui o vosso comentário: