Por vezes temos tanta coisa, que acabamos por ter produtos fora de validade.
Vamos ver a validade dos frascos de doce, geleia, manteiga de amendoim e chocolate para barrar. Se houver algo que já passou da validade, deitem fora mesmo que ainda esteja quase cheio. Depois de vermos estes produtos convém sempre pôr os que já temos à mais tempo, à frente, e os outros atrás. Assim vamos consumir primeiro os que têm a validade mais curta. Por exemplo, se temos 2 frascos de doce de abóbora e um deles expira em Maio de 2018 e o outro em Dezembro de 2018, pomos à frente o que vai expirar primeiro.
Vejam também a validade das embalagens de atum, salsichas, sardinhas, feijão e grão. Estes produtos costumam ter muito tempo de validade, mas não custa nada ver.
O arroz e massas também podem ser vistos. Por vezes compramos arroz, só usamos uma vez e ele fica ali meses e acaba por perder a validade e até ganha bicho.
Podem verificar as validades da farinha, açúcar e embalagens de cereais. Só vai demorar alguns minutos. Se tiverem embalagens de bolos e bolachas repitam o mesmo processo.
Vejam também os frascos de café, e embalagens de chá. Algo que podem fazer é separar as coisas por categoria. Por exemplo, numa prateleira podem ter os produtos secos, como o arroz, massa, farinha e açúcar. Noutra prateleira, os frascos de doce, de chocolate, bolos e bolachas. Outra prateleira para o feijão, grão, atum, sardinhas, salsichas. Assim fica tudo organizado e quando forem usar já sabem em que prateleira está o que precisam. Quando está tudo misturado, o arroz com os doces, por exemplo, é uma grande confusão.
Podem também usar cestinhas (que é o que eu uso) para separarem os produtos. Isso também vai depender do tamanho da vossa despensa. As embalagens de leite podem ficar no chão da despensa ou na prateleira mais baixa do armário para fácil acesso.
Outra coisa que vamos fazer é darmos uma vista de olhos pelos pequenos eletrodomésticos. Quase todas nós temos jarro elétrico, liquidificador, batedeira, picadora, máquina de fazer sumos, torradeira, faca elétrica para cortar presunto, varinha mágica, grelhador elétrico, entre outros. Há algum que já não usam há meses e não fazem intenção de usá-lo? Dêem-no. Há algum que têm a mais, por exemplo, varinha mágica ou batedeira? A decisão é vossa. Podem ficar com a suplente caso a outra tenha uma avaria e fique sem concerto. Ou então podem dá-la.
Tenho também na minha despensa dois baldes, um tem batatas e outro tem cebolas. Se quiserem pôr as cebolas e as batatas em baldes, aconselho-vos a comprar os que têm tampa para que os outros alimentos fiquem mais protegidos.
Penso que por hoje é tudo, até amanhã,
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixem aqui o vosso comentário: